EMPRESA

Atua no fornecimento de produtos e serviços para tratamento de águas industriais e edifícios institucionais. Na área industrial o foco principal está nos sistemas geradores de vapor e resfriamento de processos, locais onde o uso intensivo de água requer preparo e condicionamento adequado e contínuo.
Nos edifícios institucionais a atenção é voltada principalmente para a área de ar condicionado que demanda a necessidade de resfriamento de compressores e trocadores de calor, fundamentais no condicionamento de ar por ciclo de compressão.

Abaixo entrevistas com nosso diretor e gerentes, bem como informações sobre nossa sede sustentável.

 


A seguir a transcrição da entrevista do diretor da Chemgard, Engº Edgar Watanabe, concedida ao jornal interno de um dos nossos clientes na região de Campinas, por representar seus pensamentos a respeito do momento atual da empresa .

1) Fale sobre a Chemgard, seu início, sua trajetória e seu cenário atual.

A empresa foi fundada em 2001 e acumulou a experiência de mais de 30 anos de seus fundadores, adquirida em empresas multinacionais e nacionais, onde a base para o desenvolvimento de tecnologia empregada atualmente foi lapidada. As funções gerenciais e técnicas, além do intercâmbio internacional, também foram importantes para implementar modernos processos administrativos relacionados a controle de custos, terceirização e motivação dos funcionários.

2) O que a Chemgard faz?

Nossa empresa fornece produtos para tratamento de águas industriais, tais como inibidores de corrosão, antiincrustantes, biocidas, coagulantes, etc, especialidades químicas que podem ser utilizadas em água de resfriamento e caldeiras, tratamento primário e de efluentes. Além dos produtos químicos, oferecemos também serviços de consultoria e projetos relacionados à área de filtração e troca iônica.

3) Quais as principais características da empresa e seus objetivos?

Nossa principal característica é a de ser especializada e experiente no tema de tratamento de águas, 80% da equipe técnica tem idade superior a 40 anos, formação superior e larga vivência no setor. Esse conhecimento da área de atuação aliado ao bom relacionamento interpessoal tem nos permitido estabelecer uma boa posição em empresas de renome e significativo crescimento anual. Nosso objetivo é de ser reconhecido pelos nossos clientes como um parceiro de alta qualidade em nível de atendimento e produtos oferecidos.

4) Qual sua área de abrangência?

Com sede em Santo André e fábrica em Suzano, a Chemgard atua principalmente no Estado de São Paulo, e possui representantes nas principais cidades do Estado. A Empresa também conta com clientes nos Estados vizinhos, como Minas Gerais, Paraná, Goiás, além de Ceará e Rio Grande do Norte. A ampliação para as regiões Sul, Centro e N/NE, faz parte de um planejamento estratégico da Empresa, que deverá ser colocado em prática em médio prazo.

5) Quais os principais diferenciais da Chemgard?

A empresa trabalha com dois princípios básicos:

a) Utilização de tecnologias amigáveis do ponto de vista de aplicação;

b) Nenhum efeito no impacto ambiental; Podemos citar como exemplo nosso Programa CVS, utilizado em torres de resfriamento, cuja diferenciação tecnológica e vantagens de aplicação têm nos proporcionado a base para um crescimento anual de 30% e conta hoje, com mais de 400 sistemas instalados (saiba mais sobre o sistema CVS)

Edgar E. Watanabe - Diretor

Engenheiro Químico e de Produção pela FEI e extensão em Administração em MKT pela FGV. Atuou em funções técnicas, Gerenciais e Diretorias em empresas do setor como p.ex a Aquatec e Kenisur (hoje aquisições de multinacionais) e abriu a filial da Purolite Company no Brasil. Apresentou vários trabalhos técnicos em Congressos no Brasil (ABRACO) e Internacionais (NACE , IWC ) no período de 85 a 95 . Desde 2001 sócio e principal Executivo da CHEMGARD .

Nesta página temos a opinião do Engº Wilson Cassiolato, Gerente Técnico da Chemgard.

1) Qual a sua formação?

Sou formado em engenharia química, e pós graduação em informática.

2) Há quanto tempo trabalha na Chemgard? Qual sua função na empresa?

Trabalho desde o início da empresa, em 2001. Comecei como representante de vendas e hoje sou gerente técnico, abrangendo a área de aplicação de produtos e processos, apoio ao corpo de vendas, relacionamento com os clientes, e projetos na área de filtração e troca iônica.

3) Há quanto tempo atua profissionalmente nesta área de tratamento de água?

Especificamente em tratamento de água, há 30 anos. Se contar o tempo em que eu "me sentava do outro lado da mesa", 32 anos.

4) Qual a importância do tratamento de águas industriais?

O tratamento de águas industriais traz como benefício primeiro a economia às indústrias, através de duas formas:

1- Aumentando a vida útil dos equipamentos e sistemas em contato com a água, pois reduz a velocidade de corrosão. 2- Mantendo a eficiência dos sistemas de troca térmica, pois inibe a formação de incrustações e depósitos nestas regiões. Isto significa menor consumo de combustível, manutenção das condições de processo devido à menor quantidade de resíduos ou produtos fora de especificações, etc. Podemos somar a tudo isto a prevenção contra paradas não programadas, que representa um custo altíssimo para as empresas.

Como benefícios decorrentes, temos o aspecto de segurança tanto dos equipamentos como dos operadores, e ao meio ambiente, pela prevenção de acidentes com derrames de combustível ou matérias primas de processo decorrentes de falhas nos equipamentos por corrosão ou por superaquecimentos. Olhando por este lado, o tratamento de água não deve ser encarado pelas empresas como uma fonte de gastos, como ocorre frequentemente de forma errônea, mas sim um investimento.

5) Em que áreas o tratamento de água industrial pode atuar?

Dentro do foco de negócios principais da CHEMGARD, em sistemas geradores de vapor e sistemas de resfriamento, incluindo pré-tratamento, como filtros, abrandadores manuais ou automáticos e desmineralisadores; e os tratamentos internos, utilizando-se produtos químicos. No entanto, existem outras áreas de atuação nos quais a CHEMGARD não atua diretamente, mas que são importantes, por isso, temos empresas parceiras que prestam acessoria e serviços nas áreas de meio ambiente e potabilidade, além de ter em sua linha de produtos alguns específicos para esta finalidade.

6) Que benefícios o cliente da Chemgard obtém contratando seus serviços?

Basicamente, o cliente CHEMGARD tem soluções, pois além de produtos de qualidade, desenvolvidos com tecnologias modernas e específicas para o mercado nacional, contará também com a grande experiência de seu pessoal na área, mas o que vejo como a maior vantagem da CHEMGARD é a flexibilidade, tanto técnica como comercial. Explico: ao contrário de muitas empresas do ramo, a CHEMGARD não vende produtos como se apenas isto atendesse as expectativas e interesses dos clientes. Para nós, os clientes são parceiros. Assim, nossa preocupação maior é identificar suas necessidades e oferecer as soluções adequadas, tanto técnicas como comerciais. Para isso, analisamos todo o processo envolvendo o uso da água industrial, e propomos soluções inteligentes e inovadoras, para que possam se situar melhor no processo e auxilia-los em possíveis investimentos neste setor, para que possam ter as melhores soluções gastando o menos possível no global. Por exemplo: em alguns casos, se observamos que a adoção de um pré-tratamento irá trazer economia no consumo de combustível em uma caldeira pela redução de descargas, isto será quantificado, para que o cliente possa decidir com segurança acerca dos benefícios deste investimento

7) Como você vê a Chemgard em 5 anos?

Pela sua política em buscar soluções inovadoras, pela atenção às necessidades do mercado, pela sua flexibilidade na busca das soluções que melhor atendam ao cliente, pela sua administração moderna e segura, contando com um planejamento ambicioso, porém realista, vejo um futuro muito promissor para a CHEMGARD, pois o crescimento é conseqüência de tudo isso. Vi a CHEMGARD crescer constantemente nestes 10 anos, se modernizando, se superando a cada ano, nossa nova sede com armazém próprio ser inaugurada, e assim, passo a passo, seguramente daqui a 5 anos a CHEMGARD, contará com mais colaboradores, estreitando e aperfeiçoando sua relação com nossos clientes, sempre se adequando ao mercado, da maneira que ele esteja até lá.

8) Qual o futuro do tratamento de água em sua opinião?

Será mais integrado com os processos industriais e mais voltado às questões ambientais. Por isso mesmo, a empresa de tratamento de água será cada vez mais uma prestadora de consultoria e serviços, englobando todas as áreas do processo do cliente, com maiores responsabilidades junto deles e da sociedade. Como a evolução das tecnologias de novos produtos segue mais lenta que as necessidades do mercado, o maior enfoque será na tecnologia de aplicação destes produtos, exigindo cada vez mais que os consultores dominem outros aspectos do processo no cliente, tornando-se verdadeiros detetives para identificar questões relevantes que fazem a diferença entre o sucesso ou o fracasso de determinadas aplicações.

Wilson Cassiolato, Gerente Técnico

Formado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com especialização "Latu-Sensu" em informática pela PUCCAMP, atuou em empresas de renome no setor, especializou-se profissionalmente em sistemas de troca iônica para sistemas de pré-tratamento de água em caldeiras, notadamente em dimensionamento, projetos e estudos de viabilidade econômica para sua implantação.

Aqui temos uma visão resumida da Chemgard pelo nosso Gerente de Vendas, Celso Coelho

1 )      Conte seu histórico na Chemgard.

Iniciei minhas atividades na Chemgard Química em 2002 com o propósito de desenvolver a  região de Vinhedo – Jundiaí , por sinal muito disputada pela concorrência.
Depois de conseguir alguns casos históricos no tratamento de águas para   caldeiras e sistemas de resfriamentos com os programas Chemgard, consegui em 3 anos de atuação uma excelente participação do mercado daquela região. Depois fui transferido para atuar no Grande São Paulo e atuar como Gerente de Desenvolvimento de Mercado. Atualmente sou o Gerente de Vendas da empresa.

      
2)      Descreva sua atuação na área técnico-comercial.

Minha atuação sempre foi baseada na qualidade de atendimento, propondo sempre soluções que atendam nossos parceiros com  eficiência e baixo custo.
Na área técnica  sempre sou um  bom observador,  procuro seguir  o caminho que a água faz e  se encontrar obstáculos verifico qual o procedimento necessário para  que tenha a fluidez de projeto.

3)      Qual a importância do tratamento de água nos sistemas de ar condicionado?

Todo sistema de resfriamento tem importância fundamental,  a  conservação das linhas como dos equipamentos faz parte do conjunto, daí a necessidade de se fazer um bom trabalho, utilizando produtos bem elaborados e alto nível tecnológico, evitando assim, reparos em tubulações e  equipamentos, eliminando transtornos para quem necessita do funcionamento do ar condicionado 24 horas/dia.
            
4)      Quais as principais necessidades no tratamento de prédios institucionais?

Primeiro uma boa observação com relação ao estado das tubulações, do equipamento, as sobrecargas, etc.
Segundo, dosar o produto necessário, de fácil reposição como nosso sistema CVS com sua praticidade e seu desempenho em inibir corrosão e incrustação a curto prazo.
Não podemos deixar de salientar a parceria com os contatos da manutenção que fazem na maioria das vezes um  excelente trabalho.

5)      Quais os principais desafios no relacionamento com os seus clientes.

O maior desafio é entender e se fazer entender, conseguir passar toda segurança e transmitir em poucas palavras a necessidade de um bom tratamento, conseguindo assim  prolongar a vida útil do equipamento, e diminuir o custo operacional da empresa.

6)      Qual é a sua opinião sobre a qualidade de atendimento no mercado de tratamento de águas.

 Qualidade é fundamental e abrange tanto os produtos utilizados como os procedimentos técnicos na aplicação destes. Além disso é fundamental o bom entendimento entre as partes interessadas, pois o relacionamento cliente-fornecedor visa a satisfação de ambos os lados para atingir os objetivos. Isso  é possível quando o representante  se faz presente na hora que o cliente solicita  e soluciona  com  rapidez e baixo custo suas necessidades.... e o cliente paga em dia! (rsrsrs...)

Celso Coelho - Gerente de Vendas

Formado em Tecnologia Mecânica e Ciências Econômicas pela PUC - SP, cursos de especialização em Administração de Empresas, Práticas de Vendas e Transações Comerciais, sempre atuou na área de vendas, tanto no setor comercial como industrial.

Gerente de Vendas da Chemgard desde 2009.

 

EDIFÍCIO SEDE - SUSTENTABILIDADE E MENOR IMPACTO AMBIENTAL

  • Composto de Armazem, Escritório e Laboratório.
  • Dentro dos atuais conceitos de sustentabilidade, o Edifício foi construído utilizando materiais de construção modernos, como por exemplo: telhas de galvalume com recheio de isopor, com características de isolamento termo-acústico, diminuindo a necessidade de forro nas regiões mais operacionais, como no armazém.
  • O Pé Direito alto proporciona também, em todas as áreas melhor circulação de ar, bem como maior área de insolação natural.
  • A estrutura pré moldada foi revestida com placas cimentícias externos, material a base de lã de rocha como isolante termo-acústico e revestimento interno com Dry Wall. Esta metodologia de construção eliminou grande quantidade de consumo de materiais básicos, diminuindo em cerca de 50% a quantidade de entulho gerado em construções.
  • Além disso, este conceito de edifício diminui em cerca de 80% a necessidade de ar condicionado, consequentemente, menor consumo de energia elétrica.
  • Adicionalmente, a infra estrutura hidráulica de grande parte do edifício foi preparada para receber água de chuva captada das calhas e enviada para as caixas receptoras específicas, depois encaminhadas para utilização em descargas sanitárias e lavagem de pisos.

Veja fotos ao lado.

Projeto Arquitetônico da Fachada

Nova Sede Sustentável

Escritório

Com grande área de insolação natural diminui quantidade de iluminação artificial.

Escritório

Com isolamento termo-acústico diminui a necessidade de ar condicionado.

 

 

 

Armazém

Com alta área de ocupação por m2 devido ao pé direito de 5m.

 

Fachada Externa

Tipo de construção com baixa geração de entulho, e calçada com tijolos intertravados, que aumenta a área de permeabilidade para água de chuva.

Construção

Detalhe do isolante termo acústico entre as placas externa-interna.

Construção

Detalhe da montagem com placas cimentícias externas, dry-wall interno e telhado duplo com isolante termo acústico.