TRABALHOS TÉCNICOS

Esta página tem o objetivo de mostrar trabalhos técnicos relacionados a controles e programas de tratamento . O conceito de apresentar os trabalhos de forma condensada e objetiva , pretende que o leitor tenha uma compreensão mais rápida e fácil dos assuntos em questão . Os temas serão trocados periodicamente e guardados em arquivos para consultas posteriores.


INDICE DE LANGELIER (IL)

O I.L. é um modelo de reações de equilíbrio proveniente do conceito teórico de Saturação e fornece um indicador do grau de Saturação da água em relação ao Carbonato de Cálcio (CaCO3). Pode ser demonstrado que o I.L é aproximadamente o logaritmo de base 10 do nível da saturação do  CaCO3.

O I.L apresenta o conceito de saturação usando o pH como variável principal, assim, o I.L pode ser interpretado como a mudança de pH necessário para trazer a água ao equilíbrio.

Água com I.L igual a 1,0 significa uma unidade de pH acima da saturação. Reduzindo o pH de 1 unidade irá trazer a água de volta ao equilíbrio, isto ocorre porque a porção de alcalinidade total presente como CO3- - diminui a medida que o pH diminui.Este conceito é mostrado pela   reação de equilíbrio da dissolução de ácido carbônico:

 

  • se o I.L é negativo: nenhum potencial de incrustação, todo o CaCO3 está dissolvido na água;

  • se o I.L é positivo: incrustação pode se formar e precipitação de CaCO3 pode ocorrer;

  • se o I.L é = 0: estamos no limite de potencial de incrustação. Qualidade de água, mudanças na temperatura ou evaporação podem mudar o I.L.

 

O I.L é provavelmente o indicador mais usado para determinar o potencial de incrustação em torres de resfriamento. É uma indicação de tendência da formação e crescimento de incrustação de CaCO3, porém, não índica quanto de incrustação vai ocorrer para que a água volte ao equilíbrio.
O I.L simplesmente indica a tendência a incrustação tendo o pH como principal variável.
Para calcular o I.L é necessário conhecer o teor de alcalinidade, dureza de cálcio, os sólidos totais dissolvidos e a temperatura.
O I.L é definido como:         

I.L. = pH – pHs

        

onde:
pH: é o valor medido na água
pHs.: é o pH de saturação de CaCO3 definida como:
pHs = (9.3 + A + B) – (C +D)
onde:
A = [loq10 (STD) – 1]/10
B = -13,12 x log10 (ºC + 273) + 34,55
C = log10 (ppm Ca como CaCO3) – 0,4
D = log10 (ppm alcalinidade como CaCO3)

produtos

A CHEMGARD desenvolveu produtos esprcíficos para inibir incrustações em caldeiras. Saiba Mais

 

 

A CHEMGARD desenvolveu produtos esprcíficos para inibir incrustações em sistemas de resfriamento. Saiba Mais

 

 

O programa CHEMGARD CRD é uma ferramenta poderosa para inibir as incrustações devidas ao CaCO3. Saiba Mais.