TRABALHOS TÉCNICOS

Esta página tem o objetivo de mostrar trabalhos técnicos relacionados a controles e programas de tratamento . O conceito de apresentar os trabalhos de forma condensada e objetiva , pretende que o leitor tenha uma compreensão mais rápida e fácil dos assuntos em questão . Os temas serão trocados periodicamente e guardados em arquivos para consultas posteriores.

 


Parâmetros de Tratamento em Caldeiras de Baixa e Média Pressão

Em programas de tratamento de água de caldeiras, alguns parâmetros relacionados a qualidade de água devem ser mantidos para que não ocorra problema de arraste químico.

O arraste químico é causado por uma série de condições na qualidade da água dentro da caldeira. Dependendo do teor de sais presentes nesta água, formação de espuma irá ocorrer, aumentando assim a probabilidade de arrastar gotículas de água concentrada de sais junto com o vapor gerado no processo de aquecimento.

A presença de pequenas quantidades de sais inorgânicos arrastados pelas gotículas de água para a seção de vapor poderá causar falhas em superaquecedores, trocadores de processos e até turbinas, se houverem.

Dentre os componentes presentes na água que podem causar e aumentar o potencial de arraste estão a alcalinidade, os sólidos dissolvidos, sólidos em suspensão, que por si só e em função de pH na caldeira, poderão gerar reações de saponificação e conseqüente formação de espuma. Eventuais contaminações de processo trazido pelo retorno de condensado só irão piorar o potencial de arraste.

Assim, alguns órgãos relacionados ao tratamento de água e fabricação de caldeiras (principalmente ABMA dos EUA) geraram padrões que hoje são recomendados pelas empresas de tratamento de água industrial.

A tabela abaixo representa uma das mais utilizadas mundialmente:

Pressão da Caldeira

(KG/cm2)

Sólidos Totais Dissolvidos

(ppm)

Alcalinidade Total

(ppm CaCO3)

Sólidos Suspensos

(ppm)

ATÉ 20 3500 700 300
20 - 30 3000 600 250
30 - 40 2500 500 150
40 - 50 2000 400 100
50 - 60 1500 300 50

 

ABMA = American Boiler Manufacturers Association

Obs: em muitos casos existe uma recomendação especifica do fabricante da caldeira em função do tipo de aquecimento, taxa de vaporização, projeto, etc.

produtos

O programa CHEMGARD CRD altera o balanço salino da água de alimentação, e em muitos casos possibilita maior tolerancia nos parâmetros de tratamento, que significa menos descargas e maior economia de combustível. Saiba Mais

 

 

O programa CHEMGARD TDS possui grande capacidade de dispersão para vários tipos de sólidos suspensos, incluindo os compostos de ferro. Saiba Mais

 

 

Equipamentos como desmineralizadores praticamente eliminam os sais presentes na água, permitindo que a economia de combustível devido à redução das descargas de fundo atinjam o grau máximo. Saiba Mais.