Conheça nossos serviços
Uma empresa em constante evolução que mantém sua atenção voltada para sistemas geradores de vapor e sistemas de resfriamento de diferentes portes. Os programas de tratamento da Chemgard atendem inúmeros setores industriais e corporativos no Sudeste e Nordeste do Brasil.
Uso de tecnologia de produtos sólidos para aplicação em circuitos de resfriamento industrial.
Tratamento para circuitos de resfriamento com alta concentração de sólidos dissolvidos
Tecnologia disperso solubilizante desenvolvida pelo fundador da empresa.
Programa de tratamento para caldeiras em indústrias alimentícias, de acordo com o FDA americano
Este programa de tratamento de águas envolve a utilização de sistemas de filtração e abrandamento em conjunto com produtos químicos para aumentar a eficiência do tratamento aplicado.
O programa TECHGARD pode ser utilizado em sistemas geradores de vapor e também em águas de resfriamento.
A vantagem deste mix de tratamento vai se dar na diminuição de produtos anti-incrustantes, diminuição do consumo de combustíveis no caso de geradores de vapor e melhora da troca térmica em sistemas de resfriamento.
Onde utilizar: Em qualquer sistema de geração de vapor e resfriamento onde a Dureza Total (Ca+Mg) da água de reposição seja superior a 50 ppm, neste caso, poderá ser utilizada mediante avaliação de outros fatores como por exemplo, ciclo de concentração, temperaturas envolvidas, tipo de equipamento, diâmetro das tubulações, etc.
Em sistemas com água de reposição com teores de Dureza Total > 100 ppm, a utilização de filtração e abrandamento é mandatória por questões econômicas relacionadas ao custo de tratamento.
Normalmente nós da CHEMGARD associamos a tecnologia CVS de produtos químicos no estado sólidos para controle de corrosão e crescimento microbiológico, um filtro de remoção de sólidos suspensos da água da bacia da torre de resfriamento e abrandamos toda água de reposição utilizada para suprir as perdas por evaporação, arraste e purgas.
A figura abaixo mostra a visão interna do abrandador e o mecanismo de distribuição da água através dele.
A segunda imagem apresenta o processo de troca iônica de remoção dos sais de Dureza , Calcio e Magnésio , que tem baixa solubilidade e alta tendência incrustante por sais de Sódio , cuja solubilidade é 20.000 vezes maior.
A Chemgard efetua importação constante de tanques de pressão, válvulas manuais e automáticas e meios filtrantes como por ex., resinas de troca iônica.
O programa Chemgard TDS teve sua origem na década de 80 e foi implantado no Brasil sob a responsabilidade técnica do engenheiro Edgar E. Watanabe.
Com um conceito revolucionário e bastante inovador, sofreu resistências acirradas na época, mas com trabalho sério e criterioso, acabou por demonstrar sua superioridade e eficiência e, no final, os resultados falaram por si mesmo. Sua formulação atual é o resultado de mais de duas décadas de pesquisa e experiência de campo, tendo atingido o auge de sua evolução.
Dispersar os sais presentes na água de alimentação provenientes das contaminações existentes no sistema de geração de vapor.
As superfícies de troca térmica limpas, com menor formação de lama, resultando em maior eficiência nageração de vapor e economia de combustível.
Logo à acima, temos os três princípios básicos de ação do Programa Chemgard TDS nos sais presentes na alimentação, causando a deformação dos cristais de incrustação, mantém dispersos os cristais já formados e evita a formação de novos, através da solubilização de parte dos componentes salinos prestes a precipitar.
Os Grupos funcionais atuando sobre pontos ativos do cristal causam a quebra da estrutura cristalina.
Na massa de água, com a precipitação já ocorrendo, mas ainda sem a cristalização, as partículas são absorvidas pelos grupos funcionais, mantendo-os inativos e inaptos a iniciarem o processo de cristalização.
Na parte dos sais que ainda não iniciaram a precipitação, ocorre uma atração eletrostática entre os íons salinos e os ativos da molécula TDS, que acaba por mantê-los solubilizados e dispersos, antes mesmo que venha a ocorrer a precipitação.
O resultado deste programa perfeitamente aplicado e dimensionado é a verificação de superfícies limpas, durante as paradas para inspeção, e no processo, maior vida útil da caldeira, menor consumo de combustível e maior segurança
O programa CVS, Chemgard Via Solido, utiliza tecnologia de inibição de corrosão e dispersão com produtos reconhecidos mundialmente, porém, com a diferença de estarem no Estado Sólido.
A maior vantagem desta tecnologia é que os produtos na forma de um sólido, estão 100% concentrados, eliminando a água normalmente presente em produtos líquidos. Assim, menor quantidade de produto em peso e volume serão necessários para o mesmo propósito.
Os produtos CVS estão disponíveis em refis trocáveis, tornando assim a alimentação destes químicos uma tarefa prática e fácil para o pessoal de manutenção e operadores de utilidades, mesmo em torres de resfriamento no topo de edifícios.
O CVS Feeder foi desenvolvido para acondicionar os refis e através da passagem de água, dissolver o produto químico sólido e assim alimentá-lo na torre de resfriamento.
Foi necessário desenvolver um molde exclusivo para o cabeçote do refil e desenvolver componentes específicos para aspectos de dissolução do produto sólido.
Carregar embalagens pesadas com produtos líquidos é eliminada. Este fator é muito importante quando as torres estão no alto de um edifício. Os produtos químicos utilizados na formulação CVS em acordo com a regulação FDA para indústrias alimentícias. O refil CVS é totalmente consumido e, portanto, sem preocupação com descarga líquida na drenagem. Os refis são feitos com material reciclado.
A tecnologia CVS é um programa amigável em relação ao meio ambiente.
Linha de produtos aplicados a tratamento de água em caldeiras para indústrias alimentícias e farmacêuticas, cujo vapor poderá entrar em contato com o processo produtivo. Utiliza matérias primas aprovadas por órgãos de controle internacionais (FDA) e nacionais (AUP, do ministério da agricultura).